Famosa orca Tilikum morre no SeaWorld

15822697_10155393275097565_5902728676485593428_n.jpg

O SeaWorld anunciou que uma das suas orcas mais conhecidas morreu na manhã de 6 de janeiro. Tilikum estava lutando contra uma infecção pulmonar bacteriana grave e persistente.

Tilikum chegou ao SeaWorld há 25 anos e tinha aproximadamente 36 anos de idade, no limite da média de expectativa de vida das orcas. Tilikum não nasceu no parque e nem foi capturada pelo SeaWorld. A orca foi adquirida de um aquário do Canadá onde, junto com outras duas da espécie, esteve envolvida na morte do treinador Keltie Byrne em 1991.

A baleia-assassina inspirou o documentário anti-cativeiro “Blackfish” depois de afogar e matar a treinadora Dawn Brancheau em 2010. Isso desencadeou uma série de controvérsias levando à criação do documentário em 2013, que examinou a vida de Tilikum e concluiu que o estresse do cativeiro a transformou em assassina.

Mais de três anos após o lançamento do filme, o SeaWorld ainda está lidando com as consequências financeiras e repercussões do documentário. Enfrenta a diminuição de presença do público e cancelou parcerias corporativas. Em 2016 o parque encerrou a reprodução em cativeiro, significando o fim do programa de criação de orcas e tornando as baleias atualmente no SeaWorld a última geração de orcas sob cuidados humanos.

A causa oficial da morte não será determinada até que a necropsia seja concluída. Segundo o SeaWorld, Tilikum viveu uma longa e enriquecedora vida no parque e inspirou milhões de pessoas a se preocuparem com esta incrível espécie.

*Com informações do SeaWorld e Orlando Sentinel

Anúncios

Obrigado por OrlandObservar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s