Se a Marvel pertence à Disney, por que seus personagens estão no parque da Universal?

avengers

Para quem pensa que em Orlando “tudo é Disney”, esta pergunta não tem muito sentido. Mas para quem, desde 2009, está ansioso para saber qual será o futuro dos personagens na cidade, a resposta está resumida aqui.

A Disney comprou a Marvel Comics, em 2009, por 4 bilhões de dólares, mas anos antes, a Marvel vendeu os direitos de seus personagens em parques temáticos para a Universal. Dois anos antes da Disney comprar a Marvel, a Universal optou por não renovar esses direitos para a parte ocidental dos Estados Unidos, e os personagens da Marvel deixaram o Universal Studios Hollywood no final de 2007.

A Universal manteve os direitos para o leste dos Estados Unidos, onde ela havia construído a Marvel Super Hero Island, no parque temático Islands of Adventure em Orlando, bem como para o Japão, onde seu parceiro japonês havia construído uma atração idêntica à Amazing Adventures of Spider-Man, no Universal Studios Japan, em Osaka.

Não se tem notícias de quaisquer documentos públicos que revelam quanto a Universal está pagando para a Disney, ou pagou para a Marvel por esses direitos. Sabe-se apenas que os direitos para o Japão estão sob um acordo de longo prazo, com duração estimada até a década de 2020, enquanto os direitos para Orlando são perpétuos. Isso significa que a Disney pode nunca ter o direito de usar alguns personagens da Marvel em parques temáticos do Walt Disney World; a não ser que ela convença a Universal a desistir desses direitos.

É bom lembrar que no mundo dos negócios, “convencer” significa preencher um cheque com valores exorbitantes, ou oferecer à Universal vantagens que a fariam abrir mão da Marvel Super Hero Island.

A Disney então, tem os direitos para levar qualquer personagem da Marvel para a Disneyland, na Califórnia; para a Hong Kong Disneyland e para a Disneyland Paris, mas não pode fazer nada com vários personagens dentro de parques temáticos na parte oriental dos EUA ou no Japão. É por isso que os adesivos promocionais de “Os Vingadores” colados nos monotrilhos do Walt Disney World, tiveram que ficar na linha que atende ao Magic Kingdom, pois a linha que atende ao Epcot passa por dentro do parque. Isso quebraria o contrato com a Universal, e poderia levar a um processo judicial.

Foto: WDWMAGIC

Foto: WDWMAGIC

Recentemente apurou-se que há algumas brechas nos detalhes do contrato, que está arquivado publicamente no site do órgão americano de proteção a investidores e mercados. O contrato trata da exclusividade de forma que qualquer outro parque temático pode usar personagens da Marvel, desde que não estejam sendo usados pela Universal no momento em que a licença é concedida. Entende-se por “personagem” nesse caso, qualquer outro personagem da mesma “família”, ou seja, qualquer membro do Quarteto Fantástico, Os Vingadores ou vilões associados a um herói que está sendo usado pela Universal.

Isto explica o fato da Disney ter feito ações de lançamento de “Guardiões da Galáxia” no Hollywood Studios, já que nenhum de seus personagens são usados no Universal Orlando. Porém, o contrato diz que a permissão limita-se ao uso de personagens da Marvel, mas a marca “Marvel” não pode ser usada como parte do nome da atração ou ação de marketing. Por essa razão, a Disney anunciou o lançamento do filme com a frase: “do estúdio que trouxe Os Vingadores“, e sem a logomarca da Marvel.

GTG068633-613x207

Uma outra cláusula diz que na cidade onde há um parque temático da Universal (ou num raio de 96 km) não poderá haver simulador temático da Marvel, o que inviabiliza alguns tipos de atração, mas deixa a esperança de que alguma novidade possa surgir no futuro, dependendo do que estiver nas entrelinhas do contrato.

 

*Com informações do Theme Park Insider

Obrigado por OrlandObservar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s