TÚNEL DO TEMPO: O que aconteceu na Disney no dia dos atentados de 11/09

©Disney

©Disney

Quando se fala sobre o que aconteceu no dia 11/09/2001, obviamente o foco está em Nova York, Washington e Pensilvânia. Mas o que mais aconteceu imediatamente após os choques dos quatro aviões? Uma súbita onda de pânico varreu os EUA em função de que as pessoas não tinham ideia do que iria acontecer a seguir.

Após os ataques terroristas da manhã o Walt Disney World Resort fechou sem incidentes. Todos os hotéis do resort permaneceram abertos e forneceram acomodações para os hóspedes que não podiam ir embora. As cobranças telefônicas foram suspensas para que os hóspedes pudessem ligar para suas famílias.

A Disneyland, na Califórinia e as lojas da Disney em todo o país tambem fecharam pelo resto do dia. Os espetáculos da Disney na Broadway e em turnê foram cancelados.

Entre 5 e 10 minutos após o incidente, os cast members foram instruídos a fechar todas as atrações, restaurantes e lojas para que os visitantes fossem paras as ruas dos parques. Os funcionários foram estritamente proibidos de dizer aos visitantes o verdadeiro motivo do fechamento. Isso causou alguma confusão e até mesmo a revolta de alguns visitantes, mas evitou de forma bastante eficaz o pânico.

O anúncio feito pelo sistema de alto-falantes nos parques temáticos naquela manhã, também não mencionou nada sobre o que aconteceu ou porque os parques estavam fechando. Ele simplesmente afirmou que “…devido a circunstâncias fora do nosso controle, o Magic Kingdom está fechado. Siga a instrução do cast member mais próximo.”

Depois que os visitantes foram induzidos a sair para as ruas do parque, todos os cast members foram instruídos a dar as mãos e, basicamente, formar uma parede humana e suavemente (sem tocar ninguém) caminhar em direção ao centro do parque e, eventualmente, para a Main Street. Dessa forma, seria possível forçar os clientes para fora do parque. A segurança da Disney, obviamente, seguiu cada parede humana para garantir que ninguém passasse por ela.

Esse “procedimento de parede humana” foi feito em todos os quatro parques do Walt Disney World. Os visitantes receberam ingressos de cortesia nas catracas assim que deixaram os parques.

O comunicado enviado para os cast members por Michael Eisner, explicando o fechamento dos parques, terminou com estas palavras:

 “Finalmente, digo que a nossa empresa vai continuar a operar neste mundo por vezes violento em que vivemos, oferecendo produtos que chegam ao maior e mais positivo lado da equação humana”.

Nos dias seguintes, foi difícil para os cast members trabalharem oito ou mais horas, “fazendo mágica” para distrair os visitantes com a pesada sombra dos ataques de 11/9.

*Com informações de The Huffington Post e thisdayindisneyhistory.com

Obrigado por OrlandObservar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s